sábado, 21 de maio de 2022

Equinócios e Solstícios "Estações do Ano"

As quatro estações do Ano

Sabemos que o Planeta Terra faz 3 tipos de movimento, de rotação (no próprio eixo responsável pelos dias e noites), translação ( ao redor do Sol, responsável pelos anos) e inclinação no seu próprio eixo em 23,5º (responsável pelas estações do ano).



Essa inclinação angular faz com que os raios incidentes do Sol entrem mais a pino durante uma parte do ano, gerando então as estações do ano. Assim, o Sol não ilumina toda a Terra na mesma intensidade durante o ano inteiro.



Acredita-se que o nosso planeta seja inclinado em 23,5° devido ao impacto de um grande corpo espacial (Theia), este o qual pode ter dado origem à Lua com a enorme quantidade de detritos lançados no Espaço após o choque (apesar de outra teoria estar se tornando mais forte, como explorado no artigo Erros mais comuns sobre a Lua). Todos os outros planetas do nosso Sistema Solar possuem algum grau de inclinação do tipo, onde alguns são bem baixos, chegando quase a 0° no caso de Mercúrio (0,01°) e outros extremamente altos, chegando a quase 180° no caso de Vênus (177°).

PlanetaInclinação do eixo de rotação (º)
Mercúrio7
Vénus177 *
Terra23.5
Marte25
Júpiter3
Saturno27
Urano98 *
Netuno30
 Rotação retrógrada

As estações do ano são os períodos em que o ano é dividido de acordo com suas características climáticas.
Em algumas regiões, não é possível distinguir as estações do ano, e a primavera e o outono podem não ser bem definidos.
Os países localizados na faixa tropical do planeta não possuem as quatro estações bem definidas, sendo predominantes o verão e inverno.
Já nos pólos terrestres durante alguns períodos do ano, enquanto um pólo não recebe luz solar, o outro recebe luz solar durante quase as 24 horas do dia, gerando assim o Sol da meia noite.

No ano de 2023 teremos as seguintes datas:

.
Estações do Ano 2023
OutonoInvernoPrimavera
20 Mar 2023 - 18:25h21 Jun 2023 - 11:58h23 Set 2023 - 03:50h


O eixo de rotação da Terra (movimento da Terra em torno dela mesma) possui uma posição fixa que está ligeiramente inclinada em 23,5º em relação ao eixo de translação da Terra (movimento da Terra em torno do Sol). Isto faz com que em determinada época do ano, a luz solar incida com maior intensidade sobre o hemisfério norte e, na outra parte do ano, incida com maior intensidade sobre o hemisfério sul, caracterizando o chamado solstício. Da mesma forma, ocorre que em determinada época, a luz solar incide de maneira igual sobre os dois hemisférios, caracterizando os equinócios.

Solstício de Inverno

Solstício de inverno: É a data em que os raios solares incidem com a menor eficiência possível no hemisfério que vive o inverno.

Solstício de Inverno é um fenômeno da astronomia que marca o início do inverno. Nesse dia, um dos hemisférios (norte ou sul) recebe os raios do Sol de forma oblíqua (inclinada). Isso faz com que esse hemisfério receba menos iluminação solar e, portanto, menos calor.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o solstício de inverno ocorre sempre no dia 20 ou 21 de junho. Já no Hemisfério Norte, onde estão os Estados Unidos e a Europa, o solstício de inverno ocorre entre os dias 20 e 21 de dezembro. Hemisférios são as duas metades do globo terrestre, que é dividido ao meio pela linha do Equador.

Solstício de inverno 2023 (Hemisfério sul). 11:57
quarta-feira
 , 
21 de junho
Todos os horários estão no: Horário de Brasília.

Vejamos o que ocorre em junho: Os raios solares penetram o hemisfério norte com maior profusão do que no hemisfério sul. Isto faz com que altura do Sol (ângulo de elevação do Sol acima do horizonte) seja maior do hemisfério norte do que no hemisfério sul. Com efeito, os dias serão mais longos e a irradiação solar será mais abundante no hemisfério norte, isto ocorrerá devido ao já mencionado efeito de que os dias serão mais extensos e também ao fato de que os raios solares penetrarão uma menor quantidade de atmosfera para atingir o solo terrestre.


Raios solares penetrando na atmosfera na visão do hemisfério norte.

Solstício de Verão 

Solstício de Verão: É a data em que os raios solares incidem com a maior eficiência possível no hemisfério que vive o verão.


Solstício de verão 2023 (Hemisfério sul). 00:27
sexta-feira
 , 
22 de dezembro
Todos os horários estão no: Horário de Brasília.

Solstício de verão é um fenômeno da astronomia que marca o início do verão. No Hemisfério Sul, onde está o Brasil, o solstício de verão ocorre entre os dias 21 e 22 de dezembro. Em 2022, o verão começa em 21 de dezembro às 18h47 e termina em 20 de março de 2023.

O solstício de verão é o instante em que determinado hemisfério da Terra está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol, fazendo com que essa parte do planeta receba mais raios solares. Os hemisférios são as duas metades do globo terrestre, que é separado pela linha do Equador. O Brasil, por exemplo, está no Hemisfério Sul, ao passo que os Estados Unidos estão no Hemisfério Norte.

Equinócio de Outono 

Equinócio de outono: É a data, que se interpõe após o verão e antes do inverno, em que os raios solares incidem com igual eficiência no hemisfério norte e sul.



Equinócio de outono 2023 (Hemisfério sul). 18:24
segunda-feira
 , 
20 de março
Todos os horários estão no: Horário de Brasília.

Equinócio de Outono é o fenômeno astronômico que marca a transição entre o fim do Verão e o início do Outono.
O equinócio de Outono (também conhecido por "Ponto Libra") está sempre em oposição ao equinócio de Primavera, pois as estações do ano são diferentes em cada hemisfério da Terra. Em outras palavras, quando o Hemisfério Norte está no equinócio de Outono, no Hemisfério Sul é equinócio de Primavera.
O equinócio é o período em que os raios solares estão com maior incidência nas regiões próximas da linha do Equador, fazendo com que o dia e a noite tenham o mesmo período de tempo (aproximadamente 12 horas cada).

Equinócio de Primavera

Equinócio de primavera: É a data, que se interpõe após o inverno e antes do verão, em que os raios solares incidem com igual eficiência no hemisfério norte e sul.


Equinócio de primavera 2023 (Hemisfério sul). 03:50
quinta-feira
 , 
23 de setembro
Todos os horários estão no: Horário de Brasília.

Equinócio de primavera é o fenômeno astronômico que marca o início oficial desta estação. No Brasil e em todo o Hemisfério Sul, este evento ocorre no mês de setembro.

Como o próprio nome sugere, o equinócio de primavera representa o fim do inverno (estação anterior) e começo da primavera. Durante o fenômeno, o sol incide com maior intensidade na região equatorial da Terra, fazendo com que o dia e a noite tenham exatamente a mesma duração (12 horas cada).



Um erro comum é pensar que é verão quando o Sol está mais perto da Terra. Há uma época do ano em que o Sol e a Terra ficam mais próximos (periélio), em razão de a órbita que a Terra ser eclíptica (elíptica) e o Sol não estar situado bem no meio da órbita, estando mais próximo de uma parte dela. Entretanto, essa aproximação não gera as estações do ano, visto que inclusive é verão no hemisfério norte no momento em que o Sol e a Terra estão mais distantes (afélio).



A translação do planeta Terra é o caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol, caminho esse que realiza uma órbita elíptica não circular como muitas pessoas acreditam, nessa elipse existem dois pontos onde o planeta está mais próximo chamado de Periélio e o outro ponto em que está mais afastado chamado de Afélio.

Afélio

É correto afirmar que o afélio é um fenômeno em que a distância entre a Terra e o Sol aumenta para aproximadamente 152 milhões de quilômetros. No entanto, é uma mudança de apenas 1,7% em relação à distância média, de 150 milhões. E sua velocidade de translação diminui para 105.500 km/h.

Periélio

É o ponto da órbita de um corpo, seja ele planeta, planeta anão, asteroide ou cometa, que está mais próximo do Sol. Quando um corpo se encontra no periélio, ele tem a maior velocidade de translação de toda a sua órbita. É quando a Terra está mais próxima do Sol, a aproximadamente 147 milhões de quilômetros. A sua velocidade de translação aumenta para 109.100 km/h.




Movimento de todos os planetas do sistema solar




Um comentário: