Como Calcular Gravidade
A lei da gravitação universal é uma lei que foi descrita pelo físico sir Isaac Newton (1643-1727), na sua obra "Philosophiae Naturalis principia Mathematica", publicada em 1687. Ela descreve que dois corpos sofrerão mutuamente a ação de uma força atrativa proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.
Força de atração gravitacional sistema Terra/Lua.
Em qualquer lugar do universo, duas partículas sempre se atraem com forças exercidas pelo produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Sabemos que a Força gravitacional é dada pela expressão:
d= raio= distância
onde G é a constante gravitacional e é igual a:
Matéria atrai matéria pela força gravitacional, ou seja, gravidade.
Sabemos que a força que atrai qualquer objeto para o centro de gravidade é a força Peso, que é dada pela 2ª lei de Newton:
P=m.g
Agora igualamos as forças:
substituindo:
observando que temos em comum dos dois lados da equação
cortando as massas m ficamos:
Essa é a expressão para encontrar a gravidade em qualquer planeta,
De forma simples, a gravidade é a grandeza responsável por definir o peso de um corpo, força vertical e para baixo que nos mantém unidos ao planeta. Qualquer objeto que se movimenta em queda livre está sob influência da aceleração da gravidade, que na Terra equivale a aproximadamente 9,8 m/s².
Vamos a um exemplo:
Um estudante tem uma tabela com os seguintes dados, massa de Marte 6,39x10²³ kg e o raio 3389,6 km. Qual a gravidade de Marte?
Usamos a expressão acima e substituímos os valores das variáveis e da constante gravitacional:
Nenhum comentário:
Postar um comentário