terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Marte

Marte 

Imagem 1- Planeta Marte
Conhecido como planeta vermelho por causa de sua superfície constituída predominantemente de óxido de ferro , Marte está sendo explorado por uma sonda chamada Curiosity que foi enviada em 26 de novembro de 2011 e pousou em Marte em 6 de agosto de 2012, portanto viajou no espaço durante 9 meses até chegar ao seu destino, além das sondas que estão em sua órbita. 


Imagem 2- Curiosity em Marte.


Marte é o quarto planeta a partir do Sol e o último planeta rochoso antes do cinturão de Asteroides e dos planetas gigantes gasosos. 
Marte possui dois satélites naturais que o orbitam: Deimos e Fobos.

Imagem 3- Luas de Marte: Deimos e Fobos


Eclipse das luas de Marte em Vídeo do Robô Curiosity



Marte tem aproximadamente metade do tamanho da Terra e está a uma distância do Sol 227,9 milhões de km, seu período orbital é de 686,971 dias terrestres e a duração de um dia em Marte é de 24h 37min 22s, sua massa é de 6,4174x10^23 kg e seu raio é de 3,386 km sendo a gravidade 3,711m/s². 

A composição da sua atmosfera é de 95,72% dióxido carbono, 2,7%nitrogênio, 1,6% argônio, apenas 0,2% oxigênio e outros elementos.

A temperatura média é de -63ºC, podendo variar de -143ºC até 35ºC.


Ainda busca-se sinais de água em Marte, em setembro de 2015, cientistas da NASA anunciaram a descoberta de córregos sazonais com água em estado líquido na superfície do planeta com base em dados do Mars Reconnaissance Orbiter.


Uma missão tripulada está sendo pensada pela Nasa para ir ao planeta vermelho, o que se sabe que essa missão é sem retorno, os primeiros cientistas iriam construir uma estação espacial e fazer diversas experiências para saber se é possível habitar o planeta, mas é mais para um futuro não muito distante.



Comparação dos planetas rochosos

Imagem 4- Da esquerda para a direita temos Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.


Os quatro planetas rochosos mais próximos do Sol, o único comprovadamente que possui vida é a Terra. 


"Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar"
William Shakespeare





Nenhum comentário:

Postar um comentário